sábado, 28 de março de 2009

Ocupação Antrópica e Ordenamento do Território



Ordenamento do Território




É o conjunto de processos integrados de organização do espaço biofísico, tendo como objectivo a sua ocupação, ultilização e transformação de acordo com as capacidades do referido espaço.




Ocupação Antrópica



Ocupação de grandes zonas da superficie terrestre pelo homem com consequente modificação das paisagens naturais.










Com esta ocupaão provocam-se a existência de risco geomorfológicos. Em zonas de bacias hidrográficas (erosão fluvial, cheias, exploração de inertes), em zonas costeiras (erosão costeira, pressão urbanistica) e nas zonas de vertente (erosão das vertentes, movimentos em massa).













Factores de risco associados a bacias hidrográficas



Vantagens :


- Regularização dos caudais;


- Irrigação, abastecimento de àgua e produção de energia hidroelectrica;


- Actividades turisticas e desportivas.



Desvantagens :


- Acumulação de sedimentos com perda de capacidade de armazenamento;


- Redução de detritos debitados no mar;


- Problemas de segurança;


- Impacto negativo nos ecossistemas aquáticos e terrestres da zona.



Factores de risco geológico associados às bacias hidrográficas


Cheias - aumento do caudal dos cursos de água, com elevação do leito normal e inundação das áreas circunvizinhas. Precipitações anormais, degelos ou rupturas de barragens são causas frequentes.



Medidas de prevenção


- Ordenamento e constrolo da ocupação humana dos leitos das cheias


- Impedimento de construção e urbanização de potenciais zonas de cheias


- Construção de sistemas integrados de regularização dos cursos de água com a construção de barragens



ZONAS COSTEIRAS


Formas de erosão



Abrasão Marinha - erosão provocada pelo constante rebentar das ondas ( sobretudo se transportarem particulas sólidas) de encontro com as rochas. Especialmente notória em costas altas e escarpadas.


Plataforma de abrasão - superficie aplanada e irregular situada na base da arriba, entre marés, onde se depositam detritos rochosos caídos da arriba.






Formas de deposição

Praias - resultam da acumulação de sedimentos de variados tamanhos e formas. Podem observar-se dunas litorais que impedem o avanço do mae para o interior e constituem ecossistemas únicos, de grande biodiversidade.

ZONAS DE VERTENTE

Erosão das vertentes

Erosão hidrica - desgaste mais ou menos lento e gradual dos solos devido ao impacito da chuva e escoamento das águas ao longo das vertentes.

Movimentos em massa - deslizamento, em regra brusco e repentino, de uma grande massa de materiais sólidos ao longo de uma vertente.

Causas dos movimentos em massa

Factores condicionantes - força da gravidade, contexto geológico, tipo e caracteristicas das rochas, sua disposição no terreno, grau de alteração e de fracturação, grau de inclinação da vertente, etc.

Factores desencadeantes - precipitação, acção antrópica (destruição do coberto vegetal, remoção de terrenos para construção ou abertura de estradas), ocorrência de sismos e tempestades no mar.

0 comentários: